Logo
Espaco

Perfil

Perfil profissional

Graduação Médica

Desde os primeiros anos como acadêmico na “Casa de Arnaldo”, manifestei interesse por exercer atividades médicas práticas, além de ver crescer o pendor pela pesquisa e ensino. Isso me levou a buscar a complementação da formação proporcionada no curso de graduação pela realização de estágios voluntários, cursos de aperfeiçoamento e atividades de monitoria.

Para minha felicidade, findo o 1o ano do curso de graduação, fui convidado a integrar a equipe cirúrgica dos Professores Angelita Habr-Gama, Joaquim Gama-Rodrigues e Anói Castro Cordeiro em 1979, com quem tive a honra de aprender as bases da instrumentação cirúrgica e começar a auxiliar procedimentos operatórios. Neste grupo também participei ativamente de reuniões para discussão de casos e interpretação de artigos científicos, além de ter colaborado na organização de diversos cursos de extensão universitária e congressos médicos. Deste profícuo período, resultaram meus primeiros trabalhos científicos e as noções iniciais sobre como fazer ciência de maneira séria, adquirir e difundir conhecimentos.

Da mesma forma, o contato precoce e contínuo com os citados professores contribuiu de maneira relevante para minha formação médica, pessoal e ética. Sob sua supervisão, desempenhei as primeiras atividades médicas com pacientes e convivi com seus problemas de saúde, aprendendo os caminhos pelos quais a medicina pode ser exercida com responsabilidade e dedicação à profissão. Simultaneamente, pude acompanhar de perto a introdução e a evolução histórica de diversas condutas médicas importantes, como o uso de grampeadores mecânicos, a utilização racional de antibióticos, as diversas formas de preparo intestinal pré-operatório e o emprego de técnicas operatórias avançadas, entre outros.

Olhando para o passado, hoje se torna fácil reconhecer que tive uma oportunidade rara em minha vida profissional, razão pela qual procurei aproveitar da maneira mais intensa possível a convivência com esses Grandes Mestres, com quem tenho a honra e o prazer de conviver e aprender, até os dias atuais.

Dessa época na faculdade, destaco também a oportunidade de me dedicar às atividades didáticas como Monitor nos Cursos de Anatomia Humana e Propedêutica Médica, além do trabalho assistencial em Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina.

Nesse importante período, essas atividades acrescentaram conhecimentos fundamentais de anatomia à minha formação cirúrgica, assim como me ajudaram a estabelecer as bases do relacionamento com os doentes. Assim, as experiências vividas como acadêmico de medicina e a sólida formação que tive na faculdade, aliadas à riqueza das atividades extracurriculares, tornaram aqueles anos inesquecíveis.

Residência Médica

Terminado o Curso de Graduação em 1983, realizei concurso para o Programa de Residência Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Após realizar prova escrita, avaliação curricular e entrevista pessoal, fui aprovado para fazer Residência Médica em Cirurgia Geral no período de 1984 a 1985. Subseqüentemente, fui novamente aprovado em outro concurso público no Programa de Residência Médica especializada na Área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, desenvolvido nos anos de 1986 e 1987.

Nesta fase fundamental na formação do médico e cirurgião, pude adquirir conhecimentos práticos e desenvolver treinamento técnico indispensável sob a tutela de médicos experientes em diversas áreas de atuação nas especialidades de cirurgia digestiva e colo-proctologia. E hoje reconheço que esta vivência nos diversos Serviços do Hospital das Clínicas, onde a diversidade das doenças e dos doentes apresenta características únicas em nosso meio, permite ao médico recém-formado construir uma base sólida para seu futuro profissional.

Pós-Graduação, Atuação Profissional e de Ensino no Hospital das Clínicas e na FMUSP

Uma vez concluída esta importante fase inicial em minha formação, iniciei o Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP em nível de Mestrado. Para tanto, passei a desenvolver atividades práticas no Laboratório de Metabologia Cirúrgica sob a orientação dos Professores Ernesto Lima-Gonçalves e Dan Linetzki Waitzberg. Nesta época, colaborei ativamente em diversos projetos experimentais desenvolvidos neste laboratório, ajudando a obter recursos financeiros junto a entidades de fomento à pesquisa,  além realizar os trabalhos práticos que culminaram com a apresentação e defesa de minha Dissertação de Mestrado.

Orientado pelo Professor Dan Waitzberg, obtive o Título de Mestre em Medicina em 1992, sendo congratulado com nota 10 acrescida do grau de louvor. Os resultados do estudo intitulado "Efeitos da dieta elementar e glutamina na enterocolite actínica aguda” foram posteriormente publicados em periódicos nacional e internacional.

Logo após o término da Residência Médica e paralelamente ao Curso de Pós-Graduação, passei a dar atendimento voluntário no Ambulatório de Neoplasias Colo-Retais do Serviço de Cirurgia do Cólon, Reto e Ânus, então chefiado pela Professora Dra Angelita Habr-Gama. Em 1992, após concurso público constituído por prova escrita, de títulos e entrevista, fui aprovado em primeiro lugar entre 7 concorrentes para a vaga de Médico-Assistente junto à Divisão de Clínica Cirúrgica II. Desde então, participo das atividades assistenciais do grupo, de reuniões semanais para discussões de casos clínicos e definição de conduta para os pacientes internados na enfermaria, assim como participo ativamente do ensino prático e orientação dos médicos-residentes do Hospital das Clínicas em procedimentos cirúrgicos.

Em outro campo de atuação, há anos tenho me dedicado ao ensino em nível de graduação, já tendo ministrado mais de 110 aulas teóricas e práticas aos alunos da FMUSP. Como fruto dessa dedicação, tive a honra de ser escolhido para organizar e coordenar o Curso Regular Teórico-Prático para os alunos do 4º ano Médico de Graduação (MGT 352) na Disciplina de Colo-Proctologia, função que exerço com carinho desde 1998.

Este curso consiste de aulas teóricas de cobrem todo o currículum mínimo em colo-proctologia, apresentando aos alunos os aspectos diagnósticos, fisiopatológicos e terapêuticos da especialidade. Além disso, grupos pequenos de 7 alunos discutem casos clínicos internados com os médicos assistentes, fazem a anamnese, exame físico e vêem os exames radiológicos e endoscópicos solicitados, informando-se sobre a conduta terapêutica decidida para cada paciente. Mas a parte mais interessante é representada pelas aulas práticas, onde os alunos aprendem a técnica do exame proctológico, assistem a colonoscopias e conhecem a variedade e as indicações dos exames utilizados para a pesquisa das afecções colo-proctológicas funcionais.

Destaco também minha participação na organização e nas atividades didáticas do Curso Continuado de Colo-Proctologia que teve seu início há 18 anos, ministrado pelos médicos da Disciplina de Colo-Proctologia. Este tradicional curso tornou-se, ao longo do tempo, uma importante referência para estudantes de medicina, pós-graduandos e médicos com atividades nas áreas de colo-proctologia, cirurgia digestiva e gastroenterologia. Desde 2002, passei a fazer parte da Coordenação deste curso, juntamente com outros colegas da Disciplina.
Dando continuidade à carreira acadêmica, obtive o título de Doutor em Medicina em setembro de 1999 na Área de Concentração de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Faculdade de Medicina da USP, novamente sob a orientação do Professor Dan Waitzberg. O trabalho intitulado "Efeitos de diferentes emulsões lipídicas parenterais na colite inflamatória experimental" foi aprovado com louvor.

Os resultados pioneiros dessa pesquisa no Brasil e as idéias dela extraídas propiciaram sua publicação em importantes periódicos do Brasil e no exterior (British Journal of Nutrition), além de prover a base para o desenvolvimento de artigos de revisão sobre o assunto. Mais ainda, esta linha de pesquisa culminou com o desenvolvimento de trabalhos que foram agraciados com a conquista de importantes Prêmios Nacionais (Prêmio Oswaldo Cruz na FMUSP, Prêmio da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, Prêmio da Sociedade Brasileira de Patologia) e um Prêmio Internacional (da Sociedade Americana de Nutrição Enteral e Parenteral).
A vida associativa também foi uma de minhas prioridades, assumindo cargos e colaborando com as sociedades médicas relacionadas à minha especialidade. Na Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia, participei da Comissão de Prova do Título de Especialista nos anos de 1999 a 2003, como Co-Editor da Revista desta Sociedade entre 2003 e 2005 e como Membro da Comissão de Defesa de Classe (eleito em 2005).

No Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), exerço a função de Membro do Conselho Científico (Editorial Board) dos Arquivos de Gastroenterologia desde 2003, revista que é o órgão oficial de divulgação do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (IBEPEGE), da Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva (SBMD) e do CBCD.

Logo após a introdução da prática da Vídeo-Cirurgia no Brasil em 1990, tornei-me um dos pioneiros na realização de procedimentos por esta via de acesso em São Paulo e no Brasil. Além disso, na Sociedade Brasileira de Vídeo-Cirurgia (Sobracil) fui eleito para o cargo de Secretário-Geral da Sobracil Nacional no biênio 2002-2003. E na Sociedade Paulista de Vídeo Cirurgia (Sobracil-SP), fui Vice-Presidente (1998-2000), Secretário (2001-2004) e finalmente Presidente, eleito para o biênio 2005-2006.

Por estímulo da professora Angelita Habr-Gama, fui membro-fundador da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer do Intestino (ABRAPRECI) em maio de 2004, assumindo o cargo de Membro do Conselho Fiscal. Desde então, estou profundamente envolvido com os objetivos desta entidade, que visa o esclarecimento médico e populacional das medidas necessárias e recomendadas internacionalmente na prevenção desta afecção.
Mais recentemente, criei e instituí o Curso Oficial da Sociedade Paulista de Vídeo-Cirurgia (SOBRACIL-SP) na cidade de São Paulo. Este Curso Continuado é dividido em módulos que enfocam os aspectos atuais da cirurgia laparoscópica em suas várias áreas de atuação, tendo tido ótima freqüência e aceitação por parte da comunidade que se dedica à vídeo-cirurgia.

Desde os tempos universitários, acumulo produção científica crescente que demonstra uma constante preocupação com o ensino, pesquisa e desenvolvimento técnico. Essa produção está resumida nos quadros que se seguem.

Espaco
Todos os direitos reservados para Prof. Dr. Fábio Campos
blue-project
Espaco